©  Clínica B12 - Nutrição & Saúde

Vitrium Centro Médico, SGAS 614 Cj C Lt 99 Sl 237 - Brasília, DF 70200-740

Tel: 061-3346-9884

  • Instagram - cinza Círculo
  • White Facebook Icon
Buscar
  • Luciana Borges Lucas

Consequências das dietas da moda

"Quero emagreceeeeeer!!!!"


Sim, este é um desejo recorrente, principalmente entre as mulheres, que muitas vezes acabam recorrendo a dietas que viram na Internet ou que foram divulgadas por alguma famosa. E a perda de peso acontece mesmo, porque qualquer restrição alimentar, principalmente severa vai resultar em perda de peso na balança.


O grande problema está na composição corporal e na manutenção do peso perdido. Em geral, com dietas que não foram prescritas de forma individualizada, visando as necessidades da pessoa em questão, há perda de músculo e água. A falta da glicose que o cérebro precisa para funcionar leva o fígado a produzi-la utilizando o músculo como substrato. Ninguém quer perder músculo, pois com isso o metabolismo desacelera, a energia cai, o mal-humor chega. Temos uma reserva energética no músculo chamada glicogênio, onde há também concentração de água. Esta água também vai embora e ficamos desidratados, o que reflete de forma falsa no peso. Será que é este peso que queremos perder ou seria de gordura corporal?


Outra questão é a manutenção deste estado que chegamos com a dieta. Haverá aumento do hormônio da fome, a grelina, do hormônio do estresse, o cortisol e logo logo, será bem provável de haver compulsão alimentar e o peso ser todo recuperado e mais um pouco.


Sabemos também, através da realização do exame genético, que algumas pessoas apresentam polimorfismos no DNA que dificultam a queima de gordura e aumentam a probabilidade de recuperação de peso.


Nestes casos o trabalho nutricional deverá ser ainda mais personalizado, para obtermos a redução da cordura corporal de forma saudável e duradoura. Se você precisa começar a fazer mudanças no peso, pense em reduzir as quantidades de cada refeição, opte por alimentos mais naturais, estabeleça rotinas de alimentação, sono e atividade física. Afinal estamos querendo melhorar nosso estilo de vida e não perder peso hoje e ganhar amanhã.


Texto por: Luciana Borges | CRM: 12912


7 visualizações