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  • Luciana Borges Lucas

Estratégia Low Carb

A estratégia de alimentação Low Carb funciona com a redução dos carboidratos da dieta, com isso, há um aumento no consumo de proteínas e gorduras. É uma alternativa bem interessante para pessoas que precisam perder peso e não precisam de rendimento no esporte de alta intensidade.


Quando diminuímos o consumo de carboidrato, há menor produção do hormônio responsável pela captação da glicose da circulação para a célula, a insulina. Este hormônio é considerado anabólico, pois reduz a utilização da gordura como substrato energético e estimula o uso da glicose ingerida e o armazenamento do excedente calórico como gordura.


Um fator que temos de pensar em estratégias low carb é se estamos realmente perdendo gordura corporal ou apenas peso, ou de forma pior, massa muscular. Temos uma reserva de glicose no fígado e nos músculos, chamada glicogênio, quando restringimos o consumo de carboidrato, reduzimos muito esta reserva e o peso diminui, porém logo que voltamos a consumir o carboidrato esta reserva é refeita e o peso retorna.


Outra coisa é que, o cérebro utiliza glicose para seu funcionamento e em momento de necessidade de energia rápida o músculo é utilizado para geração de glicose (processo realizado pelo fígado). O que temos de pensar é em usar esta estratégia aliada a exercícios de intensidade leve a moderada, pois, haverá liberação de gordura estocada e a sua oxidação, queima desta gordura no exercício.


Mas, aos poucos, temos de retornar a uma alimentação mais balanceada, para que não ocorra compulsão alimentar ou déficit de fibras e outros nutrientes, que estão intimamente relacionados ao carboidrato. O carbo não é um vilão, porém deve ser de boa qualidade, proveniente de alimentos como frutas e cereais integrais. Resumindo: a low carb funciona sim, é uma excelente estratégia, que deve ser realizada de forma equilibrada e de preferência com acompanhamento nutricional.

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