Fiquei ainda mais bonita com a Nutrição Estética


A beleza é um reflexo da saúde, do funcionamento equilibrado do organismo.

Quando estamos com nossos órgãos em pleno funcionamento, com nosso sistema de detoxificação do fígado e do intestino adequados, nossas bactérias intestinais balanceadas, a probabilidade de estarmos belos é muito grande. Vamos refletir saúde, energia corporal e bem estar mental.

O belo, quando colocado em padrões sociais pode variar muito, de acordo com a época, com a parte do globo que estamos. Então vamos entender a beleza como a expressão máxima de nossa genética quando estamos plenos de saúde. Visualizamos prioritariamente órgãos e sistemas anexos para julgarmos a beleza de uma pessoa, então olhamos a pele, o cabelo, as unhas, os dentes, os olhos e a distribuição de gordura e de músculos da mesma.

O que é Nutrição Estética?


Precisamos de nutrição celular para que tenhamos nosso metabolismo ou geração de energia funcionando bem, para que consigamos converter as fontes energéticas que comemos, ou melhor nossos alimentos em moléculas que farão com que nosso corpo funcione.


Então, para que o arroz consumido, por exemplo, vire energia, necessitamos de vitaminas e minerais para que nossa “máquina” funcione. Além disso precisamos fabricar enzimas, hormônios, neurotransmissores e muitos outros compostos para que tudo esteja em pleno funcionamento.


Ok, mas o que isso tem a ver com nutrição estética? Tudo. Se não nos alimentarmos bem não vamos ter uma boa pele, um bom cabelo, unhas fortes, dentes bonitos, músculos torneados, gordura onde precisamos.


Muitas vezes procuramos o nutricionista com propósitos estritamente estéticos, queremos emagrecer, e melhorar nossa apresentação corporal. Isso é errado? Lógico que não. É o início de uma transformação que vai culminar não somente na estética, mas na saúde como um todo. Para ficar bonito, magro e com bons músculos, a alimentação saudável será colocada em prática e os resultados serão maravilhosos.


Como a Nutrição Estética funciona na prática?


A pele, o cabelo as unhas precisam de hidratação do corpo, beber água mesmo. São necessários ajustes como o metabolismo do ferro, verificar a possível ocorrência de anemia, que pode provocar quedas de cabelos, unhas “lascando”, o metabolismo do cálcio que dará firmeza para este sistema anexo, vitaminas como a C para formação de colágeno, silício para sustentação tecidual e outros muitos compostos.


Na alimentação é possível conseguirmos todos esses nutrientes, porém quando há uma deficiência instalada precisamos saber a origem de base desta deficiência, que pode ser inclusive uma má digestão ou processo de hipersensibilidade alimentar e corrigirmos a causa, quando por possível, e entramos com suplementação personalizada com todos os nutrientes que devem ser repostos. Desta forma, o resultado será muito mais rápido e eficaz.


A Nutrição Estética pode ajudar na celulite e estrias?


A celulite é um grande terror para as mulheres principalmente, porém dependendo do grau em que ela se encontre, conseguimos fazer ajustes que trarão resultados significativos para a aparência da pele da região afetada. A retenção de líquidos, os processos inflamatórios, a modulação hormonal natural, e a firmeza tecidual devem ser trabalhados de maneira simultânea, lembrando que é um processo nem sempre rápido, mas com bons resultados.


Estrias, principalmente na gestação são o reflexo de uma pele frágil ou de um ganho de peso muito acelerado, onde a pele será “quebrada”, formando as temidas linhas. Podemos prevenir este acontecimento com o fortalecimento do colágeno que envolve tanto o consumo de proteínas de forma adequada quanto de vitamina C, que possibilitará o fortalecimento desta pele. Além disso um plano alimentar adequando possibilitará o ganho de peso saudável para cada fase de vida. Este processo vale também para a pele madura que precisa de suporte para que tenha tônus e viço.

Quando estamos com as bactérias do intestino desbalanceadas, o intestino não irá funcionar bem, podemos apresentar acnes, manchas, abdômen inchado, mais processos inflamatórios que podem nos levar ao ganho de peso facilitado. Então comer fibras, tomar água vai ajudar de uma forma inacreditável a nossa estética. As vezes nem estamos com tanta gordura abdominal e sim com o abdome inchado, com fezes e gases retidos.

Por fim, temos de liberar as toxinas que nosso corpo gera e ingere, através de um fígado e intestinos em pleno funcionamento. Quando estamos com muitas toxinas, principalmente provenientes do consumo do álcool, de medicações, produtos de beleza ou de limpeza e agrotóxicos e não conseguimos eliminar de uma forma adequada, o corpo irá expelir da forma que for possível, inclusive pela pele, o que a torna sem vida, manchada, com coceiras. Precisamos controlar o que comemos, principalmente no dia-a-dia, sendo uma alimentação rica em frutas, verduras, carnes magras, sementes e castanhas e suplementar o que for necessário para fortalecermos nosso processo de detox no organismo.

Ufa, parece complicado! Mas não é. Posso te ajudar a chegar na máxima beleza que sua genética te proporcionou, sem sofrimento, sem tratamentos mirabolantes, trabalhando com o seu combustível, que é a sua alimentação. Seja belo, seja bela agora, você pode!


Agende sua consulta nutricional comigo e vamos realçar a sua beleza!


Por: Luciana Borges CRN: 12912⁣⁣⁣⁣⁣⁣

4 visualizações0 comentário