Problemas intestinais? A nutrição é sua maior aliada



Nós somos orquestrados pelas nossas bactérias intestinais. Tudo o que comemos interfere em nossa saúde, no nosso bem-estar diário. Temos mais bactérias em nosso corpo que células próprias, daí já podemos ter uma ideia do que representa esta colonização de microrganismos em nosso sistema corporal.


As bactérias trabalham por competição, então as que são mais alimentadas se sobressaem em relação as que estão na desvantagem de nutrientes.


O que acontece no intestino quando nos alimentamos bem?


Se comermos fibras, compostos bioativos que existem nas frutas, verduras, ervas, sementes e grãos estaremos alimentando boas bactérias que nos ajudarão em nossa digestão, no funcionamento intestinal.


Você sabia que a saúde intestinal influencia vários aspectos da nossa saúde?


Além destas funções básicas que sabemos das bactérias, os estudos mais recentes já mostram que as bactérias intestinais interferem em nosso humor, evitam depressão, melhoram o funcionamento do fígado, melhoram o nosso sistema imune, que nos defende de infecções e tumores malignos.


Toda essa comunicação é através de um sistema neural, nervo vago e através de liberação de pequenos pedaços de bactérias para nosso sistema circulatório e tecidual. Então pra você saber: até quando as bactérias boas morrem elas ajudam as nossas defesas imunológicas, nos tornamos mais tolerantes aos alimentos, com menos propensão a alergias e intolerâncias alimentares.


Um exemplo disso são os lactobacilos, que nos ajudam a digerir a lactose contida no leite e derivados e que para muitas pessoas causa sintomas de diarreia ou constipação por serem intolerantes. As mulheres se beneficiam bastante com os lactobacilos que provocam, de forma positiva uma acidez vaginal controlada evitando a proliferação de fungos, como a Candida albicans, que causa a tão temida e incômoda candidíase vaginal.


Quais alimentos atrapalham a saúde intestinal?


Excessos de proteína, principalmente animal, gordura saturada ou trans, contidas em alimentos como carne gorda, laticínios gordos e produtos industrializados mudam nossa composição de bactérias no intestino, causando uma competição ruim para as boas bactérias e prejudicando muito nossa saúde, principalmente a longo prazo.


Então vamos alimentar nossas parceiras de saúde: as boas bactérias! Precisa de ajuda com a sua alimentação? Agende uma consulta nutricional, atendo online todo o Brasil ou presencial em Brasília.


Por: Luciana Borges CRN: 12912⁣⁣⁣⁣⁣⁣

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo