Uma alimentação balanceada pode ajudar no seu humor durante a quarentena

Uma alimentação balanceada pode melhorar muito seu humor, sua ansiedade, seu sono. Primeiro: seu intestino está funcionando bem? O termo "enfezado" não é a toa, não ficamos bem humorados com o intestino funcionando mal. O intestino e suas bactérias fazem comunicação com o cérebro através do nervo vago. Quando produzimos compostos benéficos no intestino, que conseguimos em grande parte com fibras alimentares, mandamos boas informações para o cérebro através de neurotransmissores, que não atravessam a barreira do cérebro, porém se comunicam pelo nervo vago, como disse. Nossas boas bactérias intestinais definem muito nossa saúde. Além das fibras, o que mais? Alimentos que contenham o aminoácido triptofano (precursor de serotonina, neurotransmissor responsável pelo bom humor), magnésio, vitaminas do complexo B. Onde você encontra esses nutrientes? Uma fonte muito interessante são as sementes, como a de abóbora e girassol (lembre-se de tirar ou comprar sem a casca externa), leguminosas como os feijões, ervilhas e lentilhas e as frutas e verduras. Os alimentos integrais ajudam muito, pois além de conterem complexo B e minerais, melhoram o funcionamento intestinal. Sempre que aumentamos o consumo de fibras, temos de lembrar de beber mais água! Outra coisa: consumir álcool duas horas antes de dormir, pode dar a sensação de relaxamento, porém o sono ficará prejudicado, pois não será profundo. O dia seguinte pode não ser tão agradável. Então vamos lá: uma colher de sopa de semente por dia, três porções de frutas, duas porções de hortaliças, uma porção de feijão, duas de arroz integral e 2,5l de água. O básico que pode funcionar muito bem!!!


Luciana Borges | CRN: 12912

0 visualização
 

(61) 99861-9860

Centro Médico Vitrium - Via L2 Sul, sala 237 - Asa Sul, Brasília - DF, 70200-740, Brazil