O que você precisa saber antes de tentar emagrecer

O nosso funcionamento corporal é todo integrado, então não adianta forçar o metabolismo de um lado e esquecer do outro. São três pontos que precisam ser observados antes de iniciar o processo de emagrecimento: metabolismo da glicose, sistema hormonal, controle do estresse, e eu vou te explicar cada um deles nesse post:


Relação do metabolismo da glicose com o emagrecimento:


precisamos saber se estamos resistentes à insulina, o hormônio que capta a glicose do sangue e leva principalmente para músculos e tecido gorduroso. Quando exageramos por muito tempo no consumo de açúcares e massas podemos não conseguir mais com muita facilidade internalizar a glicose (açúcar) para nossas células, com isso o fígado acaba captando todo o excesso e transformando em gordura, que muitas vezes fica armazenada no próprio fígado, causando esteatose hepática ou fígado gorduroso. Este processo gera muita inflamação corporal, aumento de colesterol e descontrole no peso.


Relação do sistema hormonal com o emagrecimento:


podemos estar em fases da vida que haja mais propensão ao descontrole hormonal, como adolescência, menopausa, andropausa, desta forma temos excesso ou falta de hormônios como por exemplo a testosterona. O excesso deste hormônio pode ser o reflexo da síndrome dos ovários policísticos que leva ao ganho de peso, a falta do mesmo, geralmente no período da menopausa (mulheres) ou andropausa (homens) pode reduzir o gasto de energia em repouso, possibilitando o ganho mais facilitado de peso e a falta de energia para as tarefas diárias, para o treino e redução da libido.


Controle do estresse e emagrecimento:


quando não conseguimos gerenciar nosso estresse do dia-a-dia, temos um aumento do cortisol, hormônio que, quando em excesso, cataboliza (quebra) a massa muscular e nos deixa mais resistentes a insulina (como já foi explicado). O nosso músculo é um tecido gastador de energia, se reduzirmos o seu volume, deixaremos de queimar mais energia e provavelmente ganharemos peso de gordura, principalmente abdominal.


Como nossos hormônios são formados através do colesterol, se estivermos muito estressados cronicamente deixaremos de produzir corretamente outros hormônios como testosterona, estrogênio, progesterona e outros para produzir o cortisol, então teremos um total desajuste no nosso metabolismo energético. Devemos lembrar que o estresse não é somente no trabalho, uma noite mal dormida ou treinos excessivos também são sérios fatores de estresse.


Como se preparar para começar a emagrecer:


Fazer um acompanhamento nutricional é muito interessante e facilita os resultados, pois podemos fazer os exames de sangue para verificarmos se há resistência à insulina, se os hormônios estão ok e a partir daí começarmos um ajuste na alimentação.


Mas você já pode começar o processo pensando em distribuir proteínas durante as refeições do dia, consumir uma quantidade não excessiva de carboidratos para controlarmos a glicemia e manteremos a massa muscular. Suplementar vitaminas e minerais como Zinco, Magnésio, Vitamina B6, Boro vai ajudar seu corpo a ter substratos para formar hormônios como a testosterona.


Exercício físico é essencial para o emagrecimento:

Os treinos aeróbicos ajudam muito na queima da gordura corporal e visceral, mas não são suficientes para nosso objetivo de perder gordura e manter ou aumentar o músculo. Precisamos de exercícios de força pois estes aumentam nossa produção de testosterona, e possibilitam no pós treino o anabolismo (ganho de massa muscular), com isso teremos mais tecido gastador de energia e quando estivermos dormindo estaremos gastando nossa gordura como fonte de energia.


É perigoso fazer dieta sem orientação?

Sim, sem orientação e sem saber quanto de proteína, carboidrato e gordura está consumindo é que podemos perder peso, mas perder também músculo, deixando nosso metabolismo energético lento, podendo facilitar um reganho de peso até superior ao que havia antes. Se ligue e não sofra sozinho: procure um nutricionista!


Luciana Borges CRN: 12912⁣⁣⁣⁣⁣⁣

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