Quais alimentos evitar para cuidar da pele


O que você come tem total relação com a sua pele. Não significa que comer algo uma vez vá interferir ou para o bem ou para o mal da pele, o que vale é a constância de uma boa alimentação.


Qual a relação da alimentação com a acne?

No caso da acne, alguns alimentos podem piorar o aparecimento, principalmente quando já existe um desajuste hormonal, como síndrome dos ovários policísticos, uso de anabolizantes ou em fases da vida como adolescência. Ovo, amendoim e oleaginosas, apesar de saudáveis podem piorar a acne pois aumentam a produção de alguns hormônios. Alimentos ricos em açúcares simples como refrigerante, doces, excesso de massas sem fibras, alimentos muito gordurosos, principalmente ricos em gordura saturada e trans, como carnes gordas, laticínios integrais, sorvete, biscoitos e etc aumentam a produção de sebo, piorando a acne e envelhecendo a pele.


E como solucionar a acne com alimentação?

Melhor manter uma alimentação com fibras, proteínas magras, gorduras boas, sem excessos, como frutas, hortaliças, carnes, grãos integrais, massas integrais, pois podem melhorar muito a acne, inclusive por melhorar o funcionamento intestinal, tanto o trânsito quanto as bactérias intestinais, reduzindo inflamação por todo o corpo, inclusive a pele.

O que você come tem relação com o envelhecimento precoce da pele!

Quando consumimos excesso de açúcares, nos tornamos resistentes à insulina, o que leva a um processo chamado glicação, onde a glicose em excesso se une a proteínas "estragando" as mesmas, inclusive proteínas da pele, acelerando o processo de envelhecimento. Suplementar antioxidantes e outros compostos que ajudam na formação da pele podem ajudar muito na manutenção da sua saúde e beleza.

E o colágeno, funciona para a pele?

Sim!!! Existem peptídeos de colágeno específicos para a manutenção de uma pele vistosa e saudável, mas sozinho não faz milagre. Então vamos manter uma ótima hidratação e alimentação o maior tempo possível, afinal, a pele não existe somente para estética, é um órgão responsável inclusive por criar uma primeira barreira imunológica, que nos defende de ataques de microorganismos indesejados. Precisa de ajuda na melhora da sua pele? A Nutrição pode ser seu grande aliado, entre em contato e agende sua consulta na Clínica B12.


Luciana Borges CRN: 12912⁣⁣⁣⁣⁣⁣

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo